O design para montagem (DFA, design for assembly) não é novo. A cadeira No. 14 de 1859 da Thonet, quando desmontada, podia ser enviada em lotes de 36 cadeiras por caixa de 40 polegadas quadradas.
Essas economias de custo vinculadas ao DFA ainda são valiosas. E como ajudou a revolucionar o transporte marítimo na era industrial, agora carrega prestígio como uma poderosa ferramenta de redução de carbono. Na verdade, o DFA é atualmente a característica distintiva de pelo menos seis lançamentos de produtos de alta visibilidade entre os fabricantes de móveis comerciais apenas no ano passado.
Notavelmente, o fabricante OFS, com sede em Huntingburg, Indiana, ganhou um prêmio MetropolisLikes NeoCon este ano por lançar uma cadeira de jantar que é montada “com um único parafuso”; A Stellar Works, com sede em Xangai, divulgou no ano passado sua cadeira Pagoda da BassamFellows, que é enviada embalada em seis peças; A Resident, com sede na Nova Zelândia, lançou uma linha de mesas de café e jantar do chefe de design da Allbirds, Jamie McLellan, que se divide em seis tábuas de madeira no Salone del Mobile deste ano; A marca espanhola Andreu World estreou sua cadeira Adela Rex de três peças como a primeira de uma série de colaborações de assentos de compensado fáceis de montar que lançou com o designer Philippe Starck; e a Loose Parts, um novo fabricante, desenvolveu todos os seus produtos para se encaixarem em um único kit de peças que os usuários podem reconfigurar à vontade para fazer novos móveis. Para ilustrar essa capacidade, a empresa “remontou” assentos, mesas e armazenamento diariamente durante as feiras de móveis de 2022 em Milão e Los Angeles. “Há algo empoderador [para o usuário] em construir seus próprios móveis”, diz Jennifer June, fundadora da Loose Parts.
Para os fabricantes, também há algo comprovadamente sustentável em projetar para uma montagem fácil, porque quando esse é o objetivo, o resultado direto é menos peças e produção mais curta – cortes que removem naturalmente as etapas emissoras de carbono das operações. Na verdade, poucos outros métodos de redução de carbono parecem capazes de reduzir o carbono incorporado, o transporte e o transporte para produtos de construção tão rapidamente quanto os produtos de embalagem plana e fáceis de montar.
“Móveis facilmente desmontáveis nunca foram tão importantes, dada a necessidade de reduzir as pegadas de carbono e [cortar custos para] transportar mercadorias”, diz McLellan da Allbirds, explicando que “o volume mínimo [de envio] e o impacto máximo foram considerados” em seu projeto para as mesas do Plano do Residente.
O CEO da Andreu World, Jesús Llinares, diz que a facilidade de montagem também é fundamental para alcançar uma economia circular: “Estamos desenvolvendo nossos produtos para atingir 100% de circularidade até 2025”. Este ano, a empresa conquistou a certificação Cradle to Cradle para toda a sua linha de produtos.
Para colocar as conquistas do DFA em um contexto, considere que um relatório escrito em coautoria há dois anos por profissionais seniores da McKinsey & Company e do Barclays Investment Bank descobriu que menos de 25% das empresas pesquisadas descreveram seus esforços de redução de carbono como estando no caminho certo. No entanto, para cumprir o limite de aquecimento global do Acordo de Paris de 2015, as emissões de gases de efeito estufa precisariam ser reduzidas pela metade a cada década até 2050, diz o relatório.
Se esses esforços podem ser acelerados pelo DFA, o modelo de negócios da Loose Parts estabelece o mais alto padrão. A intensa maleabilidade de suas coleções parece construída para alimentar um sistema circular que enfatiza a reciclagem, a reutilização e o direito ao reparo.
“A pandemia revelou a estranheza de [as pessoas] se engajarem novamente com a vida social”, diz June, da Loose Parts. “Eu me perguntava como nosso relacionamento com o escritório, restaurantes e varejo havia mudado. Foi quando comecei a pensar que as metas para móveis comerciais poderiam ser realinhadas para adaptabilidade, recombinação, continuidade, facilidade de armazenamento e materiais saudáveis. Projetei minha empresa para ser um parceiro criativo à medida que nos adaptamos a esses novos requisitos.”
Este artigo foi originalmente publicado pelaa Metropolis Magazine.